[Design de Eventos] Quinta do Hespanhol: uma história, um casamento e um final feliz

Ser fotógrafa de casamentos é muito mais do que chegar e fazer umas quantas fotografias engraçadas. Ser fotógrafa de casamentos é planear, preparar,  estar perto dos clientes e ajudá-los com a experiência que vamos adquirindo ao longo dos vários eventos por onde passamos porque estamos expostos ao contacto com muitas pessoas, muitos profissionais, muitas equipas, muitas ideias, umas que funcionam bem e outras que nem por isso. É tratar cada evento como se fosse o nosso. É observar de perto com um olhar crítico. Retirar o que de melhor há em todas as experiências e enriquecer a nossa e é, sobretudo, a possibilidade de aprender com os erros dos outros, sem grandes custos para nós e para todos os que nos contratam. É chegar ao fim do dia de trabalho e pensar muitas e muitas vezes, “se eu fosse eu a fazer, faria diferente? diferente como? o quê? funcionaria melhor?” Estas são perguntas recorrentes, normalmente, quando regresso a casa e, finalmente, deito a cabeça sobre a almofada. E foi assim que surgiu a ideia de encenar um casamento que por mero acaso, e alguma conveniência, aconteceu em dia de Santo António. As imagens, fotografia e video (mais tarde), propõem-se ilustrar momentos dessa festa tão especial onde se celebra o amor e a partilha!

Aconteceu  na Quinta do Hespanhol, um espaço absolutamente fabuloso, há centenas de anos nas mãos de uma deliciosa família, de origem Inglesa, que tive o gosto de conhecer numa das minhas reportagens. A produção dividiu-se em vários momentos do dia e espalhou-se pelos recantos vários da quinta. O dia começou bem cedo e com um sol esplendoroso. As horas de luz natural foram dividas entre sessões individuais com várias noivas, para as quais criamos looks e flores a preceito, a preparação da zona para o suposto banquete, que aqui se resumiu a uma mesa para 8 pessoas mas que podia ter sido para 50, a preparação de uma área onde supostamente decorreria a cerimónia civil, as fotografias e video dos vários momentos, ambientes, noivos, crianças, madrinhas e…e acabamos eram 10 horas da noite com tanto ainda por fazer.

A direcção de imagem e o planeamento desta produção foram coordenados por mim, pela Marta da Flow e pela Ana Thomaz, responsável pelos eventos da Quinta. Mas o trabalho ilustrado aqui, resultou essencialmente da contribuição e do gosto pessoal de uma equipa de profissionais(ver créditos) que fazem bem, com muito gosto e grande empenho. Sem eles e elas e a sua colaboração e estes anfitriões tãos especiais que tivemos, nada do que aqui está, e vou mostrar nos próximos dias, seria possível. Os modelos foram selecionados a partir de um casting que teve lugar na minha página pública no Facebook, com excepção dos mais pequenos, filhos de amigos, que vieram pela mão dos próprios pais e a quem agradeço o tempo que passaram connosco. Á Catarina um beijinho muito especial pela disponibilidade para participar e ajudar sempre. À tia da Marta e à Marcia, a quem me esqueci de agradecer e por isso peço desculpa. Aos nossos anfitriões, a todos, o meu profundo agradecimento.

À Marta e à Ana, cheers, it was a great pleasure!

Deixo-vos parte das memórias desse dia.

Numa visita prévia à quinta, elegemos como local para o banquete dos noivos uma zona coberta por glicínias onde preparamos uma mesa para 8 pessoas. Aproveitamos a estrutura de ferro, que suportava as glicínias, para instalar um candelabro e dezenas de frascos com velas que acendemos ao lusco fusco.

PINIMAGE

PINIMAGE

Iniciámos assim a transformação do que antes era um local de passagem, num ambiente fresco, informal, tão convidativo para um casamento de verão. Cadeiras brancas com acento em palhinha e uma mesa rectangular. À toalha adamascada, juntamos um conjunto de porcelana filetada a ouro. Talheres e copos muito simples de acordo com a informalidade do ambiente  que se pretendia criar. Estivessemos nós noutro sítio e os copos poderiam, também, ter um rebordo a ouro. A sofisticação e o romantismo haveriam de chegar com o ar, ainda assim,  descontraído dos arranjos florais da Flow, feitos pelas mãozinhas abençoadas da Marta.

PINIMAGE

PINIMAGE

A identificação dos lugares dos convidados na mesa foi feita com duas tirinhas de papel Canson onde brilhou a caligrafia da Cató.

As papoilas, no arranjo principal para a mesa dos noivos, transportavam-nos para as cearas em tardes soalheiras de verão.

PINIMAGE

PINIMAGE

A Cató assinou, desta vez, o apetitoso bolo dos noivos!!

PINIMAGE

As deliciosas sobremesas de chocolate e macarrons oferecidos à produção pela De|Negro. Como bem calculam, tiramos obviamente partido de todas as letras que formam a palavra d-e-l-i-c-i-o-s-a-s!

PINIMAGE

Os fantásticos cup-cakes feitos pelo Hotel da Lapa. Provei-os nesta despedida de solteira e ainda hoje falo deles. A massa é fofa, fresca e as decorações a preceito.

PINIMAGE

As madrinhas e os pajens, foram vestidos e calçados na Zara.

PINIMAGE

A Cristina Leal, da Visual Clinic, foi a responsável pela criação dos penteados do dia. A Lea Louro e a Vânia Oliveira maquilharam os rostos.

PINIMAGE

PINIMAGE

Habituadas que estamos a ver os nossos noivos de fraque, tuxedo ou lounge suit regastamos, sem hesitar, os famosos Suit-Shorts do designer de moda Americano Thom Browne que recriámos, com peças da Zara, para o nosso Prince Charming. Éas regras existem para serem quebradas!

PINIMAGE

PINIMAGE

PINIMAGE

Para a Carolina escolhemos um vestido da dupla de designers Portuguesa, Joana Montez & Patricia de Melo.

PINIMAGE

PINIMAGE

PINIMAGE

PINIMAGE

PINIMAGE

PINIMAGE

PINIMAGE

PINIMAGE

No próximo post mostro-vos o local da cerimónia, as fotografias de grupo e o local do banquete iluminado por velas. Para já ficam os créditos de todos os que deram o seu contributo a este trabalho.

Concepção, Cenografia e Direcção de Imagem: Matilde Berk, Flow, Quinta do Hespanhol

Fotografia: Matilde Berk

Design Floral: Flow / http://blog.flow-lx.com/

Local: Quinta do Hespanhol / http://quintadohespanhol.pt/

Cinematografia: VideoArt / https://www.facebook.com/videoart1

Joana Montez & Patricia de Melo | Wedding dresseshttp://www.jm-pm.pt/

Maquilhagem (Hugo e Carolina): Vânia Oliveira / http://vaniaoliveira.wordpress.com/

Maquilhagem (Sephora e Joana): Lea Magui Louro /https://www.facebook.com/leamagui

Hairstylist: Visual Clinic / http://www.visualclinic.pt/

Agradecimentos especiais a:

De|Negro / http://www.denegro.pt/

Hotel da Lapa / http://www.olissippohotels.com/en/Utilities/Homepage.aspx)

 

Back to TopEMAILPOSTFacebookPOSTTweetPOSTSubscribe
  • Beatriz Aquino - Cool <3ReplyCancel

  • Bárbara Brandão - este trabalho é delicioso.ReplyCancel

  • Sandra Cardosos Dos Santos - maravilhoso!ReplyCancel

  • Matilde Berk - Obrigada a todas pelos comentários.ReplyCancel

  • Zahra - Que lindo casamento!!!
    Tudo pensado ao pormenor…Fantástico!ReplyCancel

  • Patrícia Baptista Nabiço - Dá vontade de casar de novo Mat :) Um beijinho, Patrícia.ReplyCancel

  • Cláudia Claudino - Um trabalho maravilhoso… Adorei!ReplyCancel

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*